segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Curso de capacitação em LER/DORT

Caros amigos do dia 28 ao dia 03 estaremos em Brasilia fazendo um curso de aperfeiçoamento sobre ler/dort, espero trazer novidades para todos.


As silenciosas e dolorosas LER/DORT



Tendinite? Tenossinovite? Bursite, qual é a sua dor e onde se localiza? É no ombro, nas mãos, nos dedos, nos punhos, na nuca, nas costas?

Os movimentos repetitivos geraram uma doença, batizada de LER/DORT - Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.

As LER/DORT cresceram muito, geraram registros e estatísticas. Dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio) e do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) mostram uma realidade que o movimento sindical e o Arte Bancária conhece muito bem: é no sistema financeiro, no mundo bancário que, proporcionalmente, temos o maior número de casos de LER/DORT. Em 2008, segundo a PNAD, mais de 69 mil trabalhadores do ramo financeiro informaram ter diagnóstico médico de tendinite ou tenossinovite, manifestações clínicas das LER/DORT.

De 2005 a 2008, 1.489 bancários receberam benefício por incapacidade causada por doenças do sistema musculoesquelético, segundo dados do INSS.

Mais de 45% dos benefícios previdenciários concedidos têm como causa as LER/DORT. Consideradas como questão de saúde pública mundial, tais doenças são símbolo do descaso das empresas no que diz respeito à integridade física e mental de seus funcionários. As lesões são acarretadas por atividades desenvolvidas diariamente no ambiente de trabalho, resultando em dor e sofrimento do trabalhador, podendo inclusive atingir estágios irreversíveis.

As LER/DORT chegam de forma silenciosa, dolorosa e incapacitam o traballhador que, para continuar na atividade laboral, toma muitos analgésicos, prejudicando todo o organismo. Quando incham mãos, braços, os remédios não fazem mais efeito e a dor fica insuportável, o trabalhador para e vai ao INSS.

É uma doença que afeta não apenas parte do corpo do trabalhador, mas a autoestima pois, muitas das vezes, o portador das LER/DORT não consegue pentear os cabelos, escovar os dentes, ou até mesmo fazer um simples cafuné. Sem contar que ter LER/DORT significa, regra geral, discriminação. O trabalhador é visto pelo patrão alguém "pouco produtivo", "um contrapeso" no local de trabalho.

Dia 28 de fevereiro é o Dia Mundial de Combate às LER/DORT e os Sindicatos dos Bancários de Brasília e São Paulo farão palestras sobre o tema.

Faça contato: Para saber mais sobre LER/DORT e como preveni-las ou buscar ajuda, ligue para:
  • Heládia - (91). 9166.3125
  • Cristiane - (91) 8169.4894
  • Bosco - (91) 8127.1207
  • Romulo - (91) 8158.9060
  • Marco Aurélio (91) 8821.6998
  • Serginho (91) 8118.1815
  • Heidiany (91) 8198.4005 ou (94)91777878
......................

Nenhum comentário:

Postar um comentário