domingo, 6 de março de 2011

Feminismo? Pra quê?

Por Srta. Bia

A gente não quer só comida. A gente quer direitos iguais, uma sociedade justa e pessoas com mais respeito. Talvez esse seja um resumo do que quer o Feminismo. O tão atacado e escorraçado Feminismo. Um movimento social e político que busca empoderar as mulheres e propor medidas igualitárias de gênero na sociedade.


Livros sobre Feminismo. Foto de Srta. Bia, CC
Conheço muitas mulheres que são feministas, mas que não se declaram feministas. Porque a palavra ganhou um estigma com o passar dos anos. Porém a grande maioria das mulheres que conheço são feministas, basta você fazer o quiz elaborado pela Marília ou fazer um checklist na lista elaborada pela Cynthia. E este é um espaço de Blogueiras Feministas, o que significa que o Feminismo está aí querendo valer o nosso suor.

Mas, para que o Feminismo existe? O Feminismo existe justamente para as mulheres se posicionarem politicamente, para se unirem em torno de objetivos comuns e lutarem por eles. Os homens são maioria nas esferas de poder do Estado brasileiro. É uma maioria esmagadora. Isso faz com que políticas para mulheres não sejam aprovadas? Não. Várias políticas para mulheres são aprovadas. Mas isso faz com que mais políticas essenciais para as mulheres não sejam aprovadas? Sim. Porque diferentes grupos de pessoas tem diferentes tipos de demandas e, se as mulheres não estão representadas de maneira igualitária nas esferas de poder, muitas propostas que beneficiariam muitas mulheres não são feitas. Isso vale também para negros, homossexuais, deficientes físicos e outros grupos sociais de pessoas que sofrem preconceito e discriminação todos os dias. Representatividade nas esferas de poder e movimentos sociais organizados são fundamentais para inserir na agenda política do país questões como o aborto, o casamento gay, cotas nas universidades, etc.

As pessoas tendem a se afastar da política, a acreditar que este é um assunto chato e desinteressante. É justamente essa falta de consciência política que agrava as desigualdades sociais em nosso páis. Dá trabalho ser cidadão e cidadã, mas é fundamental se envolver politicamente para construir uma sociedade melhor. E aqui não digo que você deve se filiar a um partido político, mas que você deve ter posições políticas claras e reflexões políticas constantes. Se puder se unir a algum movimento social com o qual se identifique melhor ainda.

No caso do Feminismo ele é um movimento político e social que precisa mudar não só as relações sociais, como também as relações internas entre a família e os casais. Homens e Mulheres têm papéis bem definidos socialmente. Muitas vezes casais homossexuais reproduzem esses papéis. Existem coisas que homem faz e coisas que mulher faz. Até hoje vemos diversos exemplos, como estes apontados por Bruna Provazi:

Sabe aquele professor de Cinema massa – simpático à causa feminista até – que chama as alunas pra fazerem produção, direção de arte, maquiagem e figurino, e chama os alunos pra fazerem fotografia, iluminação, assistência de direção? Sabe aquele seu amigo vídeoartista que conhece umas duas ou três fotógrafas boas, mas que acaba chamando sempre um cara que ele ouviu dizer que é bom também pra trampar com ele? Sabe quando sua mãe pede pra você ajudá-la na cozinha ou na casa, por que seu irmão não leva jeito pra isso? Chama divisão sexual do trabalho.

A luta diária feminista inclui questionar essas divisões. Porque muitas vezes elas se tornam invisíveis, afinal todos os dias esses estereótipos são cada vez mais solidificados em nossas mentes. Preciso falar da importância do feminismo frente os casos de violência contra mulher? Porque as vezes parece que os dados não são tão óbvios e não se relacionam, especialmente na mídia, como mostra a Maira Kubik:

Só que o que acontece com o jornalismo brasileiro é que não estamos acostumados a ver essas pautas sob uma perspectiva de gênero. E, assim, acabamos não conectando uma coisa com a outra: se a violência contra a mulher têm ainda altos índices no Brasil, é claro que cria-se um clima de permissividade para cometê-la. E logo vemos casos de assassinato ou de situações constrangedoras, como a vivida pela policial.

Então, o que proponho a você hoje é sentar e ler um pouco sobre feminismo. Esqueça os estereótipos de que feminista é o bicho-papão que quer enfiar um salto alto na sua goela. Abra o olho e conheça um movimento social que perpassa diversas relações como Maternidade e Feminismo, História e Feminismo, Violência e Feminismo, entre outros. Além é claro dos diversos feminismos, pois as prioridades mudam de acordo com os grupos sociais do qual a mulher faz parte. Existe o feminismo das mulheres negras, das lésbicas, das trabalhadoras rurais, da empregadas domésticas, das acadêmicas, das mulheres brancas de classe média, etc.

Aqui no blog você tem muitos posts sobre o assunto, além do blogroll aí do lado esquerdo. Na rede você encontra diversos textos acadêmicos e informações que podem enriquecer seus conhecimentos acerca do Feminismo. Aqui vão algumas dicas do que andei lendo recentemente:

[+] Forito – Jovens Feministas Presentes (arquivo em .pdf). Publicação que é resultado de oito anos de encontros do Fórum Cone Sul de Mulheres Jovens Políticas. Possui depoimentos, artigos e entrevistas que tratam de feminismo, violência, direitos reprodutivos, participação política e identidade cultural.

[+] Nós Mulheres e Nossa Experiência Comum de Silvia Camurça (arquivo em.pdf) e Para Redescobrir o Feminismo de Christine Delphy. O primeiro texto dialoga com o segundo tratando das dificuldades encontradas pelo movimento feminista e quais seriam as principais demandas atuais.

[+] A Feminista Como o Outro de Susan Bordo (arquivo em .pdf). A partir do conceito de “O “Outro” de Simone de Beauvoir a autora mostra como as crítica às feministas são muitas vezes pautadas em estereótipos e como o não reconhecimento das teóricas feministas fora do Feminismo é prejudicial para as discussões de gênero

Nenhum comentário:

Postar um comentário