segunda-feira, 28 de novembro de 2011

I Fórum da Invisibilidade Negra no Sistema Financeiro

Invisibilidade Negra em debate - E também nesta segunda, a partir das 14 horas, em Salvador, tem início o I Fórum da Invisibilidade Negra no Sistema Financeiro. O evento é coordenador pela ContrafCUT, sob a batuta da companheira Deise Recoaro.

Salvador foi escolhida por ser considerada como a Capital Negra com 80% da população negra. Só que nos bancos dificilmente se vê negros e negras no atendimento bancário. Situação que se repete em shopings e hotéis, segundo o movimento afrodescendente do país.

52% pretos e pardos -Dados do Censo 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE) mostram que os pretos e pardos representam 52% da população brasileira. Apesar disso, são minorias dentro dos bancos e essa contagem foi feita pela ContrafCUT agência a agência, inicialmente.

Nos bancos, 81% dos bancários são brancos. Os restantes dividem-se entre negros e negras e ainda assim, esses 19% não são vistos nos trabalhos de atendimento ao público. A diferença se vê também na remuneração: negros recebem 84% do salário dos brancos.

Quem quiser assistir ao evento, pode acompanhar pelo site da ContrafCUT.

O cartaz da invisibilidade negra, preparado pela ContrafCUT e parceiros.

Deise Recoaro (no centro): trabalho militante e contínuo pela igualdade.


A programação do I Fórum de Invisibilidade Negra

28 e 29 de novembro 2011, Salvador- Bahia.
Local: Hotel Marazul - Av. Sete de Setembro, Nº 3937 - Barra, Salvador, Bahia

Dia 28: segunda-feira

12h - Credenciamento e às 14 h, abertura
14h - Representação das entidades organizadoras e autoridades


15h - Análise de conjuntura política das relações raciais no Brasil.
Com Angela Nascimento - Diretora de Programas SPAA/SEPPIR 
Professor Nilo Rosa - Pesquisador e Militante

17h20 - O Estatuto da Igualdade Racial e atuação de parlamentares no combate à discriminação.
Com João Jorge - Presidente do Olodum 
Deputado Federal Luiz Alberto PT/BA


Dia 29 - terça-feira

9h - A experiência da categoria bancária no combate à discriminação racial
Carlos Cordeiro, presidente da Contraf/CUT
Anhamona Silva Brito - Secretária de Políticas de Ações Afirmativas da SEPPIR
Representante da Febraban (a confirmar)


14h30 - Negociação de cláusulas de trabalho relativas à igualdade de gênero e raça 2007-2009 
Barbara Vallejos DIEESE subseção Contraf/CUT
Laura Benevides Pesquisas Sindicais do DIEESE


16h - Desafios e carta compromisso das entidades envolvidas
Lilian Arruda do Observatório Social
Julia Nogueira da CUT
Valmira Luiza da CTB 


17h30 - Encerramento

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

I PLENÁRIA PARA CONSTITUIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER DE MARABÁ-COMDIM



Como tema mulheres ampliando a participação e fortalecendo o controle social, acontece hoje a eleição do conselho municipal de defesa dos direitos da mulher de Marabá, mais de trezentas mulheres estão reunidas nesse momento no auditorio da secretaria de saúde para discutirem o tema e por fim fazer a eleição.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Funcionários do Banpará aprovam a assinatura do acordo com algumas ressalvas que serão reivindicadas na justiça.

Hoje em assembléia a categoria do Banpará decidiu por assinar o acordo mesmo com pendências nas revisões e implantação das comissões e no impacto do reajuste no PCS, podendo assim encaminha-las para justiça, visto que o banco promenteu mas agora não quer fixas datas, os trabalhadores decidiram ir para esfera judical com esses pontos e garantir os avanços obtidos pela greve.

domingo, 20 de novembro de 2011

Hoje é dia da consciência negra, viva zumbi, viva a diversidade, viva as afro-brasileiros que lutam por mais igualdades

"Existe uma história do povo negro sem o Brasil,mas
 não existe uma história do Brasil sem o povo negro"
(Januário Garcia)




A presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou no último dia 10 de novembro, a Lei 12.519, que institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a ser comemorado no dia 20 de novembro, data do falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares.
O dia 20 de novembro já celebrava o Dia Nacional da Consciência Negra desde a segunda metade dos anos 1970, porém, com a recente sanção presidencial, a data passa a valorizar a memória do líder de Palmares, como símbolo de luta pela liberdade e pela dignidade do povo negro.
O Dia Nacional da Consciência Negra é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Apesar do ponto alto da celebração coincidir com o dia da morte de Zumbi, a cada ano as atividades alusivas à data são expandidas ao longo do mês, ampliando os espaços dedicados à reflexão sobre a inserção dos afrodescendentes em diversas áreas: trabalho, educação, segurança, saúde, entre outros temas.
Neste Ano Internacional dos Afrodescendentes, instituído por resolução da Organização das Nações Unidas.
fonte: fundação palmares

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

consciência negra uma luta de todas as cores

Teremos hoje na UFPA uma programação que conteplará o dia da consciência negra com pintura de camisetas, exposição de telas, palestras e filmes do cinema negro, as atividades iniciaram pela manhã, no periodo da tarde terá exibição de filmes e as 19h palestra, não percam. Amanhã terá brecah cultural no São felix e no domingo arrastão na orla do rio Tocantins.

Nesta sexta (18), Contraf-CUT vai à Procuradoria da República para tratar do dissídio coletivo do Banco da Amazônia.



Hoje o banco da Amazônia completa 55 dias de greve sem julgamento do dissídio coletivo movido unilateralmente pelo Banco no Tribunal Superior do Trabalho, posto que o processo caminha a passos desesperadamente lentos a sua tramitação.
No início da tarde de segunda, a Contraf-CUT foi contatada pela subprocuradoria da República, na pessoa do subprocurador Otávio Brito, solicitando que a Confederação, Contec e Seeb-Maranhão (arrolados no processo), estejam no TST nesta sexta-feira, dia 18, às 14 horas, para conversar com o subprocurador, antes que este encaminhe seu parecer ao ministro relator do TST. Antes, no dia 16, o Banco da Amazônia irá até a Procuradoria Geral da República.
Esperamos que esta movimentação em Brasília seja para buscar uma saída a um impasse que já dura 49 dias e que poderia ter sido resolvido há muito mais tempo.

fonte:SEEB-PA

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

dia 02/12 será o lançamento do documentário "Araguaia campo sagrado"

Lançamento do Vídeo-Documentário "Araguaia Campo Sagrado", que traz relatos de camponeses, ex-mateiros e ex-soldados que testemunharam e foram vítimas das ações do exército durante o período da Guerrilha do Araguaia.

Sessão Subvercine - Campus Marabá -19h dia 02/12/11

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Prêmio João Canuto premiara dois paraenses

A advogada do Sindicato dos Bancários do Pará e militante de direitos humanos Mary Cohen é uma das premiadas no prêmio João Canuto, da ONG Humanos Direitos que tem a atriz Dira Paes como diretora geral.  O prêmio vai acontecer no Rio, dia 10 e oito pessoas serão premiadas. 
Dois paraenses serão premiados este ano: o bispo DomJosé Luís Azcona (que tem um belo trabalho com crianças e adolescentes que sofrem tráfico humano no Marajó. E por isso mesmo é um dos ameaçados de morte pelo combate ao tráfico humano) e Mary Cohen por ser uma militante voluntária dos direitos humanos na OAB nacional e também inetgrante do grupo do governo federal que combate o trabalho escravo.
Aline Sasahara, cineasta paulista formada pela ECA, produtora e diretora de de diversos documentário, inclusive de “Salve, Santo Antonio”, que se tornou uma ferramenta importante à disposição das famílias atingidas pela explosão de uma fábrica clandestina de fogos de artifício em Santo Antônio de Jesus (BA). O documentário auxiliou para que o Governo Brasileiro reconhecesse sua culpa e se dispusesse a negociar amigavelmente com o Movimento 11 de dezembro, formado pelos familiares dos moradores atingidos pela tragédia;
Associação Mineira do Ministério Público (AMMP-MG), entidade de classe dos promotores e procuradores de Justiça do Estado de Minas Gerais. Nestes poucos mais de cinquenta anos de existência, a Associação Mineira do Ministério Público destacou-se pela iniciativa e vanguarda e tornou-se modelo a todas entidades de classe congêneres do país, seja pelas gestões implantadas, pela estrutura humana e física disponível ou pelos benefícios oferecidos aos associados;
Cacá Diegues (RJ), cineasta, responsável pelo filme 5X Favela – Agora Por Nós Mesmos, ao lado de Celso Athayde e Renata Magalhães. Ajudou a fundar a CUFA. É um pensador da liberdade humana.
Débora Noal e Médicos Sem Fronteiras (SE),uma organização internacional não-governamental sem fins lucrativos que leva ajuda médica e humanitária a situações de emergência, em casos como conflitos armados, catástrofes naturais, epidemias, fome e exclusão social. É a maior organização não governamental de ajuda humanitária do mundo na área da saúde. Está presente no Brasil desde 1991. Dedica-se à vigilância epidemiológica e ao diagnóstico da doença de Chagas, assim como ao acesso universal ao tratamento de AIDS e formação de pessoal nas áreas de especialidade da organização;
Dom José Luís Azcona (PA) tem denunciado a violação dos direitos humanos contra mulheres, adolescentes e crianças no arquipélago da ilha do Marajó, no norte do Pará, e o tráfico humano. Como bispo acompanhante da Comissão Justiça e Paz da CNBB Norte 2, Dom Azcona fez denúncias sobre a situação alarmante de exploração sexual na região e cobra do poder público providências. Pela sua atuação, é ameaçado de morte.
José Carlos Medeiros Nunes (RJ), o padre Quinha, nasceu em Petrópolis, sacerdote diocesano, é incentivador do Grupo Assistencial SOS Vida e da Pastoral da Aids na diocese de Petrópolis e fundador da Associação Oficina de Jesus. Atua em favor dos menos favorecidos - doentes, encarcerados e dependentes químicos. Fundou a Associação para cuidar dos dependentes de álcool e drogas e a Associação  e fundou uma entidade de reciclagem, que gera renda para sustentar o acolhimento dos recuperados. Dá-lhes trabalho, visando a sua reinserção na sociedade.
 Marcos Palmeira (RJ), ator, sua ligação com o campo vem desde a infância e, hoje, além de um exemplar fazendeiro de alimentos orgânicos - sua propriedade é referência no Brasil, em agricultura orgânica e sustentável -, o ator é produtor de documentários indígenas.
Mary Lúcia Xavier Cohen(PA), advogada, integra a Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, a Comissão Estadual de Erradicação ao Trabalho Escravo e Comissão Justiça e Paz e da CNBB Norte 2. Tem se destacado na defesa intransigente dos direitos humanos da população mais desfavorecida no estado paraense.
Parabéns a todos principalmente a Dra. Mary Cohen pela iniciativa e força de vontade em melhorar a igualdade de um Brasil ainda tão desigual.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

SEMINÁRIO: Amazônia: Interações entre o local e o global - identidade, território e desenvolvimento


SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE MARABÁ
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO ARAGUAIA-TOCANTINS


... ... "Nunca estaremos perdidos, ao contrário, venceremos,
se não tivermos desaprendido a aprender sempre"
(Rosa Luxemburgo)

SEMINÁRIO
Amazônia: Interações entre o local e o global - identidade, território e desenvolvimento

22 a 25/Nov/2011

Local: Auditório do Campus Universitário de Marabá

22/11/11 (terça-feira) – 18h30

Mesa de Aberttura: Profa. Hildete dos Anjos (Coord. do Campus Marabá), Prof. Wanderley Padilha (coord. do colegiado de Ciências Sociais), Celia Regina Congilio (Coordenação do evento).

22/11/11 (Quarta-feira) - 19h00

Conferência: Movimentos sociais, identidade e mudanças na América Latina
Prof. Pablo Regalsky (CEIDIS/CESU-UMSS/CENDA – Bolívia)
Coordenador: Prof. Cloves Barbosa (UFPA)

23/11/11 (Quarta-feira) - 19h00

Palestra: Mudança Social, Território e Identidade
Profa. Rosa Acevedo (UFPA - Belém)
Coordenador: Prof. Luis Saraiva (UFPA)

24/11/11 (Quinta-feira – 19h00

Mesa: Sindicalismo e Classes Sociais no Brasil Contemporâneo
Palestrantes: Profa. Paula Marcelino (USP-SP)
Coordenadora: Profa. Simone Contente (UFPA)

25/11/11 (Sexta-feira) – 19h00hs
Palestra: Estado e Dinâmicas de espacialização do capital
Palestrantes: Profa. Virginia Fontes (UFF-RJ)
Coordenadora : Profa. Edma Moreira (UFPA)

COMUNICAÇÕES

24/11/11 – 14h00 – 18h00 (GTs 1, 2 e 3).

25/11/11 – 14h00 – 18h00 (GTs.1, 2 e 3 ).

A ordem de apresentação será divulgada pelos respectivos coordenadores.

Encerramento – 25/11/11 – 22h00

Noite cultural: Seresteiros do Cabelo Seco

Primeiro bairro da cidade, nascida no encontro dos Rios Itacaiúnas e Tocantins, Cabelo Seco é uma área que necessita de cuidados, em virtude da ausência de políticas públicas e do abandono por parte dos poderes públicos. Por outro lado é também um local onde a diversidade das práticas culturais é apresentada como elemento de auto-identidade coletiva e expressa riquezas convidativas à aprendizagem e ao desenvolvimento intelectual.
Ali encontramos manifestações culturais de várias origens como o carimbó, as quadrilhas juninas, as festas do boi e do divino e antigos seresteiros que resgatam, através das suas músicas, não só a história local, mas expressões musicais que remetem ao encontro da cultura em gêneros difundidos pelas constantes interações entre o local e o global.

Inscrições:
1) Para quem estiver fora de Marabá:
- por Correio Eletrônico (Prof. Celia Regina Congilio – conborg@uol.com.br) – enviar recibo de depósito para inscrição e/ou trabalho a ser apresentado. Depósito: Banco do Brasil, Ag.0637-8; c/c: 57051-6.

2) Para os demais:
- enviar Comunicações para o Prof. Cloves Barbosa 2)(cloves.barbosa@uol.com.br) e fazer inscrições na Faculdade de Ciências Sociais, Campus de Marabá.

3) Prazos:
08/10/2011 a 15/11/2011 (com comunicações) – R$ 20,00
01/11/2011 a 20/11/2011 (sem comunicações) – R$ 10,00
Cota social para bolsistas IC, permanência e trabalho

Hoje faz 36 dias de greve no BASA e TST indefere liminar e declara não abusiva greve no Banco da Amazônia


Paralisação continua e bancários aguardam data do julgamento das questões econômicas


O Tribunal Superior do Trabalho (TST) indeferiu nesta sexta-feira (28) o pedido de liminar feito pelo Banco da Amazônia e declarou não abusiva a greve dos funcionários da instituição. Dessa forma, continua a paralisação dos trabalhadores, que já dura 32 dias.


Os bancários agora aguardam o agendamento pelo Tribunal da data do julgamento das questões econômicas. A decisão foi da ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, vice-presidente do TST.

Na quinta-feira (27), aconteceu a audiência de conciliação no TST sobre o dissídio coletivo ajuizado pelo Banco da Amazônia. A Contraf-CUT e as demais entidades sindicais tentaram avanços na proposta do banco, mas sem êxito.

O banco não avançou em nada em sua proposta aos trabalhadores. Não evoluiu no custeio do Plano de Saúde e nem mesmo no prazo para a conclusão do Plano de Cargo e Salários, duas das demandas dos bancários. O nome do ministro Fernando Eizo Ono como relator do dissídio coletivo suscitado pelo banco.

"Os trabalhadores repudiam a atitude do banco de querer colocar fim à greve na instituição por meio do dissídio coletivo e reafirmam a convicção de que as vias democráticas, que contemplam a negociação entre bancos e entidades sindicais durante a Campanha Nacional da categoria, são o melhor caminho para a valorização dos trabalhadores e do banco", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.

FONTE: Contraf-CUT